Utilizar manta asfáltica em telhados industriais pode ser o início de um novo problema.
Quem possui uma empresa, indústria ou comércio, sabe o quanto é importante oferecer segurança aos trabalhadores e também proteger seus bens de prejuízos “previsíveis”.
Geralmente as primeiras preocupações são com roubo ou furto, incêndios ou mesmo enchentes, mas existe um item que muitas vezes é deixado de lado e que pode trazer surpresas desagradáveis ao seu negócio. Você tem um palpite?
Estamos falando da cobertura metálica ou telhado, que protege suas instalações, os produtos e as pessoas, das ações climáticas. Uma boa construção e a realização de manutenções preventivas pode ajudar a evitar imprevistos e gastos de grande soma.
Um exemplo recente (fev. 2020) é o de uma fábrica de papel em Minas Gerais em que o teto simplesmente desabou no horário de trabalho e, infelizmente, além do prejuízo, ocasionou em vítimas. O motivo? Excesso de peso na estrutura devido à manta asfáltica.
Nesse caso não podemos afirmar o estado da construção ou se passou por manutenção, mas fica claro que os cuidados são essenciais e devem ser prestados por profissionais especializados, de preferência com produtos certificados e testados.
Um produto muito utilizado em telhados industriais, é a manta asfáltica. Sua instalação relativamente simples atrai profissionais “aventureiros” que a oferecem como solução de baixo custo. Porém o uso desse recurso pode elevar o peso sobre a estrutura em até 5,8kg por m2.
Faça uma conta rápida e veja quanto peso é adicionado em uma estrutura de 500m2. Estamos falando em quase três toneladas bem em cima da sua cabeça, com um agravante: a manta asfáltica causa corrosão em telhas metálicas e muitas seguradoras não aprovam o uso desse método.
A manta asfáltica também ilude o empresário em relação à temperatura, pois apresenta uma camada aluminizada que pode parecer uma grande vantagem. Poucos sabem que o calor é absorvido pela lâmina e acaba sendo transferido para a camada de asfalto, aumentando bastante os gastos com a climatização.
A ideia de revestir toda uma cobertura com manta asfáltica aluminizada, para eliminar infiltrações em telhados metálicos, é um grande equívoco, uma vez que ocorrem as infiltrações por microfissuras na camada de alumínio.
E isso ocorre tanto em casos de revestimento total dos telhados industriais com a manta asfáltica aluminizada como também em pequenos reparos. Geralmente utilizadas em reparos em pontos de fixação com infiltração e sobreposições de telhas.
Nas fotos abaixo, podemos identificar os pontos de oxidação e até mesmo o descolamento da manta asfáltica aluminizada, devido ao aquecimento do telhado.
Com isso, além de não sanar os problemas de infiltração, há a corrosão do telhado metálico.
Então o que fazer? Qual é a melhor solução para os vazamentos do galpão?
E é aí que entra a Max Plus e o sistema MAX PROTECTION. O único com produtos levíssimos e membranas líquidas desenvolvidas a base de água e cerâmica, iguais às utilizadas pela NASA nos veículos espaciais.
Membranas Líquidas da Max Plus Company
As membranas líquidas para impermeabilização e isolamento térmico de telhados industriais da Max Plus Company são 100% acrílicas à base de água, e cada produto possuí em sua composição matérias primas específicas para cada objetivo (impermeabilização, isolamento térmico de coberturas, tratamento anticorrosivo).
As membranas líquidas da Max Plus Company são compatíveis com todo tipo de cobertura.
Na impermeabilização de telhados industriais, temos o Max Proof, com altos níveis de impermeabilidade e elasticidade, é aplicada à impermeabilização de juntas de telhado, calhas, sulcos, parafusos e qualquer outro local que exija impermeabilização, impedindo a intrusão de água.
Já para o isolamento térmico de telhados industriais, temos o Max Therm, que conta com cerâmica especial em sua composição, proporcionando alta refletividade, alta emissividade, baixa absorção de calor, baixa condutividade térmica, alta elasticidade e alta resistência às intempéries.
Elimina o choque térmico responsável pela maioria das patologias em coberturas e reduz a temperatura interna do edifício.
Com o sistema Max Protection da Max Plus, é possível tratar e prevenir patologias em qualquer tipo de telhados industriais. Clique no link https://maxpluscompany.com/pt/produtos/ e conheça nossa linha completa!
Abaixo, vamos destacar alguns pontos da membrana líquida em relação a manta asfáltica aluminizada para telhados industriais:
Aplicação e peso
A aplicação do sistema Max Protection, é realizada com uma máquina de pressão específica, transformando toda a cobertura em uma superfície monolítica e sem emendas.
Com espessura de não mais que 2 mm, as membranas líquidas da Max Plus, são soluções leves comparada com a manta asfáltica aluminizada. Para saber mais sobre o processo completo da aplicação do sistema, clique aqui.
Seu peso é de 350 gr/m². Na mesma área utilizada como exemplo da manta asfáltica aluminizada, 500 m², aplicando o sistema Max Protection, cobertura terá um acréscimo de 175 Kg.
Em relação a manta asfáltica aluminizada (2900 kg), a redução de peso é extremamente significativa, não sobrecarregando os telhados industriais e sua estrutura.
Durabilidade
A garantia oferecida no sistema Max Protection é de 10 e 15 anos. Nesse período garantimos a estanqueidade de goteiras, vazamentos, infiltrações e redução de calor, proporcionando conforto térmico ao ambiente e aos colaboradores.
Após o período de garantia, para manter a eficiência e eficácia do sistema, é feito apenas a lavagem dos telhados industriais e aplicado o sistema novamente.
Isolamento térmico
Desenvolvido com base no programa espacial da NASA, para a reentrada das espaçonaves na atmosfera terrestre, a Max Plus utiliza dos mesmos princípios para refletir, refratar e dissipar o calor dos telhados industriais, eliminando totalmente o choque térmico a que uma cobertura está exposta diariamente.
Mantendo a temperatura dos telhados industriais em até 35°C, tanto o aumento como a diminuição de temperatura ocorrem de forma lenta e gradual, eliminando o choque térmico responsável pela maioria das patologias em coberturas.
Isso só é possível, pois a composição da membrana líquida Max Therm é altamente refletiva, com alta emissividade e baixa absortância.
Internamente há a redução de temperatura em pelo menos 6°C a 8°C, proporcionando mais conforto térmico aos colaboradores, e para ambientes com ar-condicionado, uma redução de custos com energia elétrica.
Ou seja, para uma solução completa e duradoura de impermeabilização e isolamento térmico de telhados industriais, galpões, centros de distribuição e demais grandes coberturas, as membranas líquidas são a melhor escolha.
Entre em contato agora e fale com um especialista.