Manutenção de telhados: Os centros logísticos ou centros de distribuição, já eram um dos setores mais aquecidos no mercado Brasileiro devido a expansão do e-commerce. Em 2020, impulsionado pelas restrições da pandemia, esse setor alavancou ainda mais para atender a demanda de mercado, que por muitas vezes funcionam por 24 horas ininterruptas.
Hoje chamados de centros logísticos 4.0, buscam a excelência no processo de distribuição investindo não somente em construções de galpões, mas também em tecnologia, tudo pensado para maior otimização de espaço e rapidez na entrega.
Um setor em expansão e promissor não pode ficar contando com imprevistos em nenhum aspecto, inclusive no que se refere a cobertura.
Quando falamos de telhados de centros logísticos, existem 3 pontos principais que são de extrema importância a serem analisados:
1 – Trabalho contínuo sem interrupções;
2 – Otimização do espaço e redução de temperatura;
3 – Prevenir prejuízos com estocagem de mercadoria.
Para um setor em crescente desenvolvimento, investir em um sistema de impermeabilização e isolamento térmico para telhados, será sinônimo de tecnologia e segurança para a estocagem dos produtos, permitindo que as mercadorias possam ser estocadas bem próximo ao telhado.
Sabemos que a manutenção de um centro de logística envolve uma série de exigências relativas à sua estrutura para segurar o correto armazenamento dos materiais para distribuição.
Entre os critérios de estrutura, está a necessidade de telhados bem protegidos, pois trata-se de um volume grande de bens e insumos estocados.
Por isso é preciso garantir que se mantenham secos, preservados e intactos, por se tratar de materiais que podem facilmente terem suas texturas e qualidades alteradas por condições climáticas.
O aumento da demanda de distribuição na pandemia
Recentemente, o mundo passou por uma pandemia, algo que as últimas gerações não estavam preparadas para lidar.
O setor de e-commerce que já vinha crescendo consideravelmente nos últimos anos, teve seu crescimento triplicado devido leis restritivas de circulação em todo comércio nacional, antecipando uma mudança de comportamento em relação as compras online.
Essa mudança refletiu diretamente nos centros de distribuição e logístico, impactando desde o aumento do volume de estocagem dos mais variados tipos de produtos como também na construção de novos galpões para absorver toda essa demanda.
Segundo dados divulgados pela SDS Properties, Associação Brasileira de Logística (Abralog) e pela Fulwood – incorporadora de galpões e condomínios logísticos, o crescimento de centros logísticos bateu recordes consecutivos nos últimos dois anos.
Segundo a SDS Properties, nos meses de Abril, Maio e Junho foram alugados 872 mil metros quadrados para o armazenamento de produtos. Isso significa um aumento de 0,22% em relação ao recorde anterior, que também foi no período pandêmico: segundo trimestre de 2021.
Se comparado à fase pré-pandemia, no segundo semestre de 2019, o aumento foi de 384%.
Dessa forma, redobrar a atenção aos cuidados com os produtos estocados é inevitável.
Vazamentos, umidade, corrosão, goteiras e calor são problemas típicos em telhados de centros logísticos, galpões e indústrias. Resolver problemas pontuais de forma paliativa, trará gastos constantes, com intermináveis refações, sendo um grande problema a ser solucionado por gestores e tomadores de decisões.
Investir em um sistema eficaz de impermeabilização e isolamento térmico para telhados, é a visão voltada para a segurança dos produtos estocados, e o fim dos problemas gerados pelas coberturas.
Por que investir em manutenção de telhados de centro de logística?
São diversos os benefícios em investir na correta manutenção de telhados. E se tratando de isolamento térmico e impermeabilização para telhados, três tópicos se tornam essenciais:
- Trabalho contínuo sem interrupções
Centros logísticos 4.0 investem em tecnologia visando sempre o dinamismo e agilidade nas entregas. Logo, ter que suspender atividades, remanejar mercadorias por conta de vazamentos e infiltrações não é algo desejável, pois impactará em esforço extra da equipe, e muitas vezes acarretará no atraso da entrega. Dessa forma, a manutenção de telhados com um sistema de impermeabilização, previne a interrupção do trabalho logístico e todos os prejuízos que essa pausa inesperada pode trazer ao processo.
- Prevenir prejuízos com estocagem de mercadorias
Uma manutenção em telhado focada na impermeabilização, traz total segurança quanto a vazamentos e corrosão de telhados. Com um telhado completamente impermeabilizado, as mercadorias estarão em segurança, livres do contato com a água e umidade.
Estudos realizados pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), indicam uma mudança nos padrões de chuvas, sendo mais fortes e intensas na região Sul e Sudeste.
Perder mercadorias por conta de vazamentos, é algo que deve ser erradicado dentro de um centro de distribuição, pois essa avaria, impactará diretamente em prejuízos para o galpão, a empresa contratante e o consumidor final.
- Otimização de espaço e redução de temperatura
O sistema de isolamento térmico, garante com que a equipe explore todo o potencial de armazenamento de um centro logístico. Ou seja, com um telhado isolado termicamente, existe um ganho vertical de armazenamento, podendo as mercadorias se aproximarem mais das telhas sem que a temperatura altere suas características, mantendo suas propriedades inalteradas. Dessa forma os galpões podem armazenar um maior volume de produtos.
Sistema de impermeabilização e isolamento térmico Max Plus
O sistema Max Protection de impermeabilização e isolamento térmico possui a mais alta tecnologia para manutenção em telhados e retrofit do país.
Transforma o telhado em uma superfície monolítica e à prova de intempéries através de uma membrana líquida elastomérica.
O sistema de impermeabilização e isolamento térmico Max Protection reduz a temperatura externa do telhado que em geral fica em torno de 70°C a 120°C, para temperaturas entre 32°C e 35°C.
O sistema Max Protection, trata do telhado de forma completa:
– Elimina todos os pontos de corrosão
– Impermeabiliza todo o telhado
– Isola termicamente
– Elimina o choque térmico
– Reduz custos de energia elétrica
– Reduz os gastos com ar-condicionado
– Livre de manutenção
Desenvolvido com o que tem de mais tecnológico, os resultados são comprovados na garantia oferecida de 10 e 15 anos e mais de 12 milhões de metros quadrados de telhados por todo o Brasil, que contam com os sistemas da Max Plus.
Para maiores informações entre em contato conosco!