A sustentabilidade começa nas escolhas
O aquecimento global é tido hoje como um problema mundial a ser resolvido, e mobiliza diversas organizações e líderes de países em busca de regras e leis para conter o avanço do aumento da temperatura no mundo.
Efeito estufa, dióxido de carbono e sustentabilidade são temas que estão interligados entre si. E para entender como um telhado branco pode colaborar nesse assunto, vamos entender mais sobre eles e saber como ajudar a diminuir essas taxas para frear o aquecimento global.
Parte do aquecimento global está diretamente relacionada a formação das ilhas de calor urbanas, quando parte da irradiação infravermelha (calor) é emitida pela superfície terrestre e é absorvida por gases como o dióxido de carbono CO2, o metano e o óxido nitroso, que são os principais gases causadores do efeito estufa. É importante ressaltar que adotar opções em sustentabilidade é fundamental para manter a superfície terrestre a uma temperatura média de 15°C. O problema está no descontrole, que vem elevando essa média de temperatura anualmente.
A emissão de CO2 pode ser encontrada em diversas cadeias produtivas, aterros sanitários, lixões, reservatórios de hidrelétricas, criação de gado, cultivo de arroz, combustíveis fosseis (gás, petróleo e carvão), entre outros. Dessa forma, entendemos que a emissão de CO2 está inserida no nosso cotidiano.
De acordo com a ONU, “A previsão é que as emissões globais de gases de efeito estufa atinjam o pico entre 2020 e o mais tardar antes de 2025 em modelos que limitam o aquecimento a 1,5°C ou 2°C. Para ambos os caminhos são recomendadas reduções rápidas e profundas de emissões ao longo das décadas entre 2030 e 2050.”
Como reduzir parte das emissões do CO2
A listagem de ações que colaboram com a sustentabilidade e a redução da emissão de CO2 no planeta é extensa, tais como reciclagem, investimento em energias renováveis, bem como ações que reduzam o consumo de energia.
Emissão de CO2 x Telhado branco = A batalha contra o aquecimento global
Como um telhado branco pode colaborar para a diminuição da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa?
Obviamente quando falamos de telhado branco, não estamos nos referindo em pintar as telhas com tinta simples na cor branca. Pois a curto prazo a tinta criará fungos, bactérias, escurecimento da tinta e de forma natural deixar o ambiente interno mais quente, podendo inclusive comprometer a integridade das telhas.
Quando linkamos a sustentabilidade com telhado branco, estamos nos referindo a um telhado que receberá o tratamento de isolamento térmico adequado, de pigmentação branca ultra refletiva, com resinas especiais criadas para tal função.
O uso do telhado branco refletivo com o devido isolamento térmico, reduz a formação das ilhas de calor urbano, reduz a temperatura interna do ambiente diminui o uso de energia elétrica em ambientes climatizados ou com ar-condicionado, reduz custos de manutenção, evita o descarte de toneladas de telhas e amianto em aterros sanitários e gera créditos de carbono. Essa ação permite a compensação de milhões de toneladas de CO2 emitidas ao meio ambiente.
Por que os sistemas Max Cool e Max Protection são sustentáveis?
Diminuindo a temperatura externa da telha e consequentemente do ambiente interno, em locais climatizados com ar-condicionado, há comprovadamente a diminuição do uso desses equipamentos, gerando redução no consumo de energia elétrica em média, de 45%.
Diretamente ligados a sustentabilidade, os produtos da Max Plus colaboram com a diminuição do efeito ilha de calor urbano. Ao serem aplicados nos telhados, proporcionam alta refletividade, alta emissividade, baixa absorção de calor e baixa condutividade térmica, além de serem retardantes de chamas e diminuem ruídos externos como a reverberação das chuvas.
Reduzindo em 10% as ilhas de calor urbano com o uso do telhado branco, deixa-se de emitir ao meio ambiente o equivalente a 4 milhões de carros nas ruas, um dos grandes emissõres de CO2 no planeta.
Além disso, os sistemas Max Cool e Max Protection permitem a recuperação do telhado, não precisando fazer a substituição das telhas, evitando a necessidade de descarte (lixo) promovendo ainda mais a sustentabilidade. Lembrando que telhas em amianto (mais antigas) são proibidas e o descarte delas tem que ser feito de forma especial, tornando o processo de descarte bem alto.
Prezamos pelo bem-estar da humanidade e do meio ambiente, colaborando com soluções sustentáveis que mudam o presente e o futuro.
Quer conhecer mais sobre nossos produtos? Entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para te atender.
Com o sistema de membranas líquidas da Max Plus é possível recuperar todo tipo de telhado com qualquer problema ou idade. Fazendo isso, voce não só economiza muito dinheiro evitando a troca, não sofre com tempo parado de produção necessário para substituição das telhas, evita o descarte de centenas de toneladas de detritos de telhados que fatalmente irão poluir o solo e o meio ambiente.