Muito se fala sobre o aquecimento global, de Al Gore e estratégias públicas de superpotências. Além disso, tem as conversas de elevador, com o costumeiro: “como está abafado hoje, não?”
Uma das principais causas do fenômeno não se mostra em larga escala, como a maioria das pessoas imagina, mas sim do clima urbano. O microclima da cidade se transforma pelas atividades humanas e suas intervenções no meio, como por exemplo a construção de grandes prédios, pavimentação com asfalto, retirada de árvores e vegetação do entorno, além dos gases poluentes de carros e fábricas.
Ilhas de Calor
Apesar das coisas boas que a urbanização trouxe a todos nós, coisas ruins vieram junto. Ela também promoveu, por exemplo, o que chamamos de ilhas de calor: com tantos prédios, o calor não consegue sair dali, ficando retido entre os muros dos edifícios comerciais e residenciais.
Podendo causar, inclusive, inversão térmica, que retém os poluentes, causando problemas respiratórios na população.
O que fazer?
Sim, são necessárias grandes mudanças ecológicas no mundo, mas o grande é feito de pequenos.
Assim, se cada um fizer a sua parte, contribuiremos com o mundo como um todo. Além de melhorar nossa qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.
Algumas ideias:
- Fazer plantio de árvores: não espere por ações públicas, plante na sua casa;
- Evitar usar o carro para tudo, escolha ir a pé: além de tudo, melhora sua saúde cardio-respiratória;
- Restringir o uso do ar condicionado: eles liberam gases danosos à atmosfera, ao mesmo tempo que resfriam a sua casa, promovem o aquecimento da temperatura lá fora;
- Usar produtos de alta refletividade e baixa absorção de calor para aplicação em telhados: melhora a situação das ilhas de calor e o seu bem-estar dentro de casa ou empresas;
- Produzir menos lixo: perceba quanta embalagem entra na sua casa e tente reduzir, melhorando nas escolhas.
Somos parte da natureza, não podemos nos esquecer disso. Por mais inovador que seja o ser humano, sempre seremos animais desta terra.
Vamos juntos cuidar da nossa casa.