Manta asfáltica ou membrana líquida? Saiba como proteger sua cobertura metálica


Quem possui uma empresa, indústria ou comércio, sabe o quanto é importante oferecer segurança aos trabalhadores e também proteger seus bens de prejuízos “previsíveis”.

Geralmente as primeiras preocupações são com roubo ou furto, incêndios ou mesmo enchentes, mas existe um item que muitas vezes é deixado de lado e que pode trazer surpresas desagradáveis ao seu negócio. Você tem um palpite?

Estamos falando da cobertura metálica ou telhado, que protege suas instalações, os produtos e as pessoas, das ações climáticas. Uma boa construção e a realização de manutenções preventivas pode ajudar a evitar imprevistos e gastos de grande soma.

Um exemplo recente (fev. 2020) é o de uma fábrica de papel em Minas Gerais em que o teto simplesmente desabou no horário de trabalho e, infelizmente, além do prejuízo, ocasionou em vítimas. O motivo? Excesso de peso na estrutura.

Nesse caso não podemos afirmar o estado da construção ou se passou por manutenção, mas fica claro que os cuidados são essenciais e devem ser prestados por profissionais especializados, de preferência com produtos certificados e testados.

Um produto muito utilizado em telhados industriais, é a manta asfáltica. Sua instalação relativamente simples atrai profissionais “aventureiros” que a oferecem como solução de baixo custo. Porém o uso desse recurso pode elevar o peso sobre a estrutura em até 5,8kg por m2.

Faça uma conta rápida e veja quanto peso é adicionado em uma estrutura de 500m2. Estamos falando em quase três toneladas bem em cima da sua cabeça, com um agravante: a manta causa corrosão em telhas metálicas e muitas seguradoras não aprovam o uso desse método.

O produto também ilude o empresário em relação à temperatura, pois apresenta uma camada aluminizada que pode parecer uma grande vantagem. Poucos sabem que o calor é absorvido pela lâmina e acaba sendo transferido para a camada de asfalto, aumentando bastante os gastos com a climatização.

E é aí que entra a MAX PLUS e o sistema MAX PROTECTION. O único com produtos levíssimos e membranas líquidas desenvolvidas a base de água e cerâmica, iguais às utilizadas pela NASA nos veículos espaciais.

Essa tecnologia exclusiva ajuda a impermeabilizar qualquer tipo de cobertura com proteção intensa e o melhor: peso máximo de 350gr por m2, isso se utilizados todos os produtos.

Ou seja, as membranas líquidas da MAX PLUS, aliadas ao uso dos produtos certos, resguardam a função estrutural do telhado, restauram pontos de corrosão, acabam com infiltrações, reduzem a temperatura das telhas em mais de 50% e ainda garantem a tranquilidade de saber que o patrimônio e os colaboradores estão mais seguros com um sistema de altíssima tecnologia e garantia mínima de 10 anos.