O que pode substituir a manta asfáltica aluminizada em telhados industriais?

capa manta asfaltica 2 -

Obra Cocamar / Maringá – PR

Infiltração e calor do ambiente são problemas comuns em telhados de indústrias, galpões, centros de distribuições etc. Muito se ouve falar sobre manta asfáltica aluminizada, mesmo existindo produtos mais eficazes e eficientes para impermeabilizar e isolar termicamente os telhados industriais.

A manta asfáltica aluminizada é composta por polímeros, elastômeros, plastificantes, asfalto tradicional e uma lâmina de alumínio para acabamento. Instalada com sobreposição entre elas de aproximadamente 10 cm.

Sua aplicação é feita com o auxílio de maçarico para que sua composição possa aderir a cobertura, ou com adesivo próprio, dependendo da marca do produto.

Em ambientes residenciais (telhado de barro / lajes de concreto), a manta asfáltica aluminizada é muito utilizada por ser uma solução de baixo custo, fácil aplicação e estar disponível em lojas de construção em diversos tamanhos e composições. O valor atrativo faz com que a baixa durabilidade do produto não seja um problema.

Mas quando falamos em telhados industriais (indústrias, galpões, centros de distribuições) em sua grande maioria compostas por coberturas metálicas, o contexto é completamente diferente.

Não é aconselhável o uso desse material em telhados metálicos, e um dos principais motivos, deve-se ao processo de oxidação que ocorre a médio prazo (3 a 5 anos), podendo comprometer toda a cobertura. Além do processo de remoção ser complexo, elevando os custos com manutenção.

Veja abaixo um exemplo do processo de remoção de manta asfáltica aluminizada:

manta asfaltica aluminizada -
Manta asfáltica aluminizada

manta asfáltica aluminizada
Início do processo de remoção
fig3 -
Corrosão do telhado
fig4 -
Detalhe do processo de corrosão ocasionado pela manta asfáltica aluminizada
fig5 -
Detalhe dos pontos de corrosão, por baixo da manta asfáltica aluminizada
fig6 -
Visão da coberto, após remoção parcial e telhado repleto de corrosão.

A ideia de revestir toda uma cobertura com manta asfáltica aluminizada, para eliminar infiltrações em telhados metálicos, é um grande equívoco, uma vez que ocorrem as infiltrações por microfissuras na camada de alumínio.

E isso ocorre tanto em casos de revestimento total dos telhados industriais com a manta asfáltica aluminizada como também em pequenos reparos. Geralmente utilizadas em reparos em pontos de fixação com infiltração e sobreposições de telhas.

Nas fotos abaixo, podemos identificar os pontos de oxidação e até mesmo o descolamento da manta asfáltica aluminizada, devido ao aquecimento do telhado.

Com isso, além de não sanar os problemas de infiltração, há a corrosão do telhado metálico.

Imagem5 1 -
Imagem reparos pontuais
Imagem6 1 -
Imagem de reparos pontuais

Em um sistema de impermeabilização e isolamento térmico para telhados industriais, existem fatores de extrema importância a serem levados em consideração, e um ponto extremamente importante é a solução correta para cada tipo de telhado.

Mas questões como a relação custo-benefício, durabilidade, eficácia, peso e manutenção também devem ser levados em consideração, ao buscar soluções para infiltrações e isolamento térmico de telhados industriais.

Peso

Uma manta asfáltica aluminizada pesa em média, 5,8 kg/m². Em uma cobertura com 500m² por exemplo, está adicionando um peso de 2.900kg, ou seja, quase 3 toneladas a mais de peso na estrutura, e caso não esteja preparada para isso, corre sérios riscos de desabar provocando graves acidentes.

Durabilidade

Exposta as condições climáticas, em um prazo médio de 5 anos, sua composição resseca e desgasta, surgindo microfissuras e com elas as infiltrações.

Quando isso ocorre, não há o que ser feito a não ser a remoção total da manta asfáltica aluminizada e uma nova instalação (a remoção de uma manta asfáltica de uma telha metálica, é trabalhosa, demandando tempo e elevando o custo do processo).

Essas infiltrações podem inclusive comprometer telhas metálicas e até a estrutura devido a corrosão, que na maioria das vezes ficam ocultadas pela manta asfáltica aluminizada. Dessa forma não é aconselhável o uso desse material em telhados metálicos.

Isolamento térmico

Por seu acabamento ser aluminizado, cria-se a expectativa de redução da incidência de calor para os telhados industriais, por refletir os raios UV.

Isso ocorre basicamente nos primeiros meses após a aplicação e mesmo assim sem muita eficácia. Pois naturalmente a cobertura está exposta ao tempo, perdendo seu poder de refletividade, por ficar opaca (perda de brilho da camada de alumínio).

Logo, utilizar uma manta asfáltica aluminizada como isolante térmico, é um grande equívoco!

Mas o que usar?

Quando o objetivo é estancar infiltrações / vazamentos e isolamento térmico para telhados industriais metálicos, a manta asfáltica aluminizada não deve ser utilizada.

Para esse objetivo a membrana líquida entra como a melhor solução em relação aos pontos destacado, além de outros benefícios que podem ser conferidos nesse link.

Ante de tudo, é preciso entender um pouco sobre o que é a membrana líquida impermeabilizante e isolante térmica para telhados industriais.

Membranas Líquidas da Max Plus Company

As membranas líquidas para impermeabilização e isolamento térmico de telhados industriais da Max Plus Company são 100% acrílicas à base de água, e cada produto possuí em sua composição matérias primas específicas para cada objetivo (impermeabilização, isolamento térmico de coberturas, tratamento anticorrosivo).

As membranas líquidas da Max Plus Company são compatíveis com todo tipo de cobertura.

Na impermeabilização de telhados industriais, temos o Max Proof, com altos níveis de impermeabilidade e elasticidade, é aplicada à impermeabilização de juntas de telhado, calhas, sulcos, parafusos e qualquer outro local que exija impermeabilização, impedindo a intrusão de água.

tratamento anticorrosivo
Max Rust
Tratamento anticorrosivo
aplicação de impermeabilizante
Max Proof
Aplicação impermeabilizante
aplicação isolante térmico
Max Therm
Aplicação isolante térmico

Já para o isolamento térmico de telhados industriais, temos o Max Therm, que conta com cerâmica especial em sua composição, proporcionando alta refletividade, alta emissividade, baixa absorção de calor, baixa condutividade térmica, alta elasticidade e alta resistência às intempéries.

Elimina o choque térmico responsável pela maioria das patologias em coberturas e reduz a temperatura interna do edifício.

Com o sistema Max Protection da Max Plus, é possível tratar e prevenir patologias em qualquer tipo de telhados industriais. Clique no link https://maxpluscompany.com/pt/produtos/ e conheça nossa linha completa!

Abaixo, vamos destacar alguns pontos da membrana líquida em relação a manta asfáltica aluminizada para telhados industriais:

Aplicação e peso

A aplicação do sistema Max Protection, é realizada com uma máquina de pressão específica, transformando toda a cobertura em uma superfície monolítica e sem emendas.

Com espessura de não mais que 2 mm, as membranas líquidas da Max Plus, são soluções leves comparada com a manta asfáltica aluminizada. Para saber mais sobre o processo completo da aplicação do sistema, clique aqui.

Seu peso é de 350 gr/m². Na mesma área utilizada como exemplo da manta asfáltica aluminizada, 500 m², aplicando o sistema Max Protection, cobertura terá um acréscimo de 175 Kg.

Em relação a manta asfáltica aluminizada (2900 kg), a redução de peso é extremamente significativa, não sobrecarregando os telhados industriais e sua estrutura.

Imagem7 1 -
Telhado sem Sistema Max Protection
Imagem8 1 -
Telhado com Sistema Max Protection

Durabilidade

A garantia oferecida no sistema Max Protection é de 10 e 15 anos. Nesse período garantimos a estanqueidade de goteiras, vazamentos, infiltrações e redução de calor, proporcionando conforto térmico ao ambiente e aos colaboradores.

Após o período de garantia, para manter a eficiência e eficácia do sistema, é feito apenas a lavagem dos telhados industriais e aplicado o sistema novamente.

selo 10 anos -
selo 15 anos -

Isolamento térmico

Desenvolvido com base no programa espacial da NASA, para a reentrada das espaçonaves na atmosfera terrestre, a Max Plus utiliza dos mesmos princípios para refletir, refratar e dissipar o calor dos telhados industriais, eliminando totalmente o choque térmico a que uma cobertura está exposta diariamente.

Mantendo a temperatura dos telhados industriais em até 35°C, tanto o aumento como a diminuição de temperatura ocorrem de forma lenta e gradual, eliminando o choque térmico responsável pela maioria das patologias em coberturas.

Isso só é possível, pois a composição da membrana líquida Max Therm é altamente refletiva, com alta emissividade e baixa absortância.

Internamente há a redução de temperatura em pelo menos 6°C a 8°C, proporcionando mais conforto térmico aos colaboradores, e para ambientes com ar-condicionado, uma redução de custos com energia elétrica.

Ou seja, para uma solução completa e duradoura de impermeabilização e isolamento térmico de telhados industriais, galpões, centros de distribuição e demais grandes coberturas, as membranas líquidas são a melhor escolha.